No início da campanha de vacinação anticovid o Ministério da Saúde recomendava a aplicação de duas doses dos imunizantes Coronavac, Pfizer e Astrazeneca. Já quem recebia a vacina da Janssen, tomava a dose única.

Contudo, com os avanços dos estudos e o surgimento de variantes do coronavírus, as autoridades de saúde passaram a recomendar até três doses de reforço.

Os cronogramas para cada público de acordo com os imunizantes são os seguintes:

Quem foi vacinado com Coronavac, Pfizer e Astrazeneca, está disponível a 3ª dose de reforço para os imunossuprimidos com 60 anos ou mais; para quem tem entre 12 a 59 anos, também com imunossupressão, já pode tomar o 2º reforço ou 4ª dose e quem tem entre 12 e 39 anos está apto a receber a 1ª dose de reforço ou 3ª dose.

A Secretaria de Saúde também convoca o público de 5 a 11 anos para receber a 2ª dose ou mesmo a 1ª dose do imunizante, para quem ainda não se vacinou.

Já para os imunizados com Janssen o esquema é diferente. Quem tem 50 anos ou mais já está disponível a 3ª dose de reforço, que equivale a 4ª dose, o público quem tem entre 40 e 49 anos já pode receber o 2º reforço ou 3ª dose.

Cronogramas

As pessoas precisam ficar atentas, pois a Secretaria de Saúde de Curitiba informa que, a partir desta segunda-feira (4), está disponível a 3ª dose de reforço para os imunossuprimidos com 60 anos ou mais, que equivale à 5ª dose para quem recebeu Coronavac, Pfizer e Astrazeneca. Também está à disposição o 3º reforço, que equivale à 4ª dose, para pessoas com 50 anos ou mais imunizadas com Janssen na 1ª dose do esquema vacinal básico.

As novas convocações atendem às determinações do Ministério da Saúde, que constam no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19.

Além dos novos cronogramas, a partir desta segunda-feira (4) segue o calendário de imunização para pessoa com 40 ou mais nascidas no 2º semestre de 1973, que foram vacinadas com o 1º reforço até o dia 6 de março. Também está disponível a repescagem para todos os públicos que não compareceram na data da convocação.

Lembrando que para todos os públicos o intervalo para tomar as doses de reforço, de qualquer imunizante, é de 120 dias.

A vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Com informações da assessoria