Na coluna Pedala Curitiba desta quarta-feira (22), Cynthia Duarte alerta sobre o uso correto das bicicletas elétricas e dos ciclomotores nas vias do Brasil. A colunista comenta o tema após a morte de um adolescente de 15 anos, atingido por uma caminhonete enquanto pilotava uma scooter pela ciclofaixa na cidade de Cascavel.
Cynthia também fala sobre uma situação que presenciou nas ruas de Curitiba, quando um jovem que conduzia um ciclomotor elétrico sem capacete, avançou semáforos, atravessou cruzamentos com o sinal vermelho, andou na contramão e circulou pelas calçadas em alta velocidade.
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Como usar esses veículos da maneira correta?
De acordo com a colunista, os ciclomotores devem ser pilotados com velocidade máxima de 50 km/h, sendo obrigatório o uso de capacete e a habilitação ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor) ou CNH. Já as bicicletas elétricas têm velocidade máxima permitida de 32 km/h, sem necessidade de habilitação ou emplacamento, embora o uso de capacete seja recomendado.
Cynthia explica que, caso seja confirmado que o adolescente pilotava o ciclomotor sem as exigências legais, como a habilitação, por exemplo, será considerada infração de trânsito. Ela também reforça que a circulação de bicicletas elétricas e bicicletas comuns nas ciclofaixas é permitida com velocidade de até 25 km/h, sendo prioridade total aos ciclistas.
Exemplo a ser seguido pela cidade de Camboriú
Ainda sobre o tema, Cynthia Duarte comenta a nova lei estabelecida pelo município de Camboriú, em Santa Catarina, que regulamenta a circulação de ciclomotores e bicicletas elétricas em calçadas e ciclovias, tornando obrigatório o uso de capacete e a apresentação da CNH ou ACC. Já os ciclistas e usuários de patinetes elétricos devem ter idade mínima de 16 anos e estão proibidos de circular nas calçadas e vias da cidade.








