Conforme a última pesquisa divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), só 60% dos filhos pretendem presentear as mães no dia delas. Apesar disso o valor dos presentes deve ficar maior. De acordo com a pesquisa, o ticket médio ultrapassa 140 reais.
Silvana Brito, estava com a mãe na rua XV de Curitiba, na região central, e disse que já começou a dar uma pesquisada nos preços.

Nas vitrines, os comerciantes já entraram na quinzena que antecede o Dia das Mães, uma das principais datas para o comércio, por lá é possível ver promoções e brindes que tentam atrair a parcela daqueles que vão às compras.

Sandra Cecilio, que é gerente de uma loja de cosméticos no centro a cidade, aponta que a expectativa é de uma melhora no valor das compras, mas que o movimento só deve começar mesmo mais próximo do dia 10 de maio.

De acordo com o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Antonio Gilberto Deggerone, as lojas de rua podem estender o horário de atendimento para os dias de maior fluxo.