A expectativa é que as vendas tenham aumento de 19%, este ano, com a proximidade do dia das mães, é o que aponta a pesquisa realizada pela Datacenso para a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap). A data comercial é considerada a segunda mais importante para os empresários.

O levantamento foi feito com 500 comerciantes de Curitiba e Região Metropolitana, além de Londrina, Maringá, Cascavel, Guarapuava, Ponta Grossa e Francisco Beltrão. A pesquisa foi realizada para identificar a percepção dos empresários depois da flexibilização das medidas de combate à Covid-19, nesse período de retomada da economia.

De acordo com a pesquisa, a maioria dos comerciantes do Paraná espera que as vendas do Dias das Mães de 2022 superem às do ano passado. O presidente da Faciap, Fernando Moraes, fala que os comerciantes estão mais confiantes com a vendas deste ano, pois a pandemia apresenta queda nos números de infectados e a vacinação está bastante avançada. Além disso, ele ressalta que há dois fatores que podem influenciar as vendas nesse período, como, a liberação de parte do FGTS, para alguns trabalhadores, e a primeira parcela do 13º dos aposentados.

Essa expectativa de boas vendas para o Dia das Mães pode ser confirmada com o entusiasmo de alguns consumidores, como a engenheira Daniele Gasparin, que pretende investir em roupa e acessórios para presentear a mãe.

A contadora Larissa Leodoro acredita que o comércio vai oferecer muitas opções e pretende comprar alguma semijoia.

Outra consumidora que também tem a intenção de presentear com semijoia ou bijuteria, é a funcionária pública, Louise Filus.

A avaliação do entusiasmo do comércio em relação à retomada da economia e aos investimentos feitos pelos consumidores é medido pelo Índice de Confiança do Comerciante (ICC), que analisa os próximos seis meses. Ele ficou em 148 pontos, numa escala que vai de 0 a 200. Isso demonstra que os empresários estão mais confiantes com as vendas de 2022.