Pesquisa encomendada pela Federação das Associações Comerciais e Industriais do Paraná (Faciap) aponta que as vendas no comércio paranaense alusivas ao Dia dos Namorados de 2024 tiveram um desempenho positivo de 1,9% em relação ao ano passado. O estudo foi realizado pelo grupo Datacenso entre os dias 13 e 17 de junho, com 601 comerciantes de sete regiões do estado (Curitiba, Grossa, Guarapuava, Francisco Beltrão, Cascavel, Maringá e Londrina).

Na avaliação da Faciap, este resultado positivo foi discreto, mas já revela um certo otimismo dos consumidores. Em uma análise comparativa entre as regiões, Curitiba apresentou o maior crescimento nas vendas, enquanto Maringá registrou o menor.

O crescimento das vendas em diversos segmentos ao longo deste ano tem como um dos motivos a queda significativa da taxa de juros, que passou de 13,75% no ano passado para 10,50% neste ano. Outro fator importante é o acesso facilitado ao crédito, que tem impulsionado o consumo.

Formas de pagamento

O parcelamento no cartão de crédito foi o método de pagamento predominante,  especialmente em Londrina (50%) e Maringá (67%). Em seguida, o mais utilizado foi o pagamento à vista no cartão de crédito, especialmente em Guarapuava (55%). A maior utilização do cartão de crédito (66%) e a baixa participação do PIX mostram que o consumidor está com menos poder de compra agora, mas acreditando em honrar seus compromissos nos próximos meses.

 

*Com informações da Faciap