O comércio do Paraná cresceu 1,3% nos primeiros cinco meses de 2023 em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com dados da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada nesta sexta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O informe, que agrega todos os segmentos do varejo, também mostra que o estado teve avanço de 6,4% na receita nominal de vendas.

Na comparação com o ano anterior, o melhor resultado para o varejo foi o mês de maio, que teve aumento de vendas de 2% e registrou o maior desempenho da região Sul para o período. No acumulado de 12 meses, de junho de 2022 a maio de 2023, o volume de vendas no Paraná foi 1,1% menor, mas as receitas subiram 8,2%.

A venda de combustíveis e lubrificantes foi a que mais cresceu no Estado em todos os períodos analisados pelo IBGE, com aumento de 11,7% de janeiro a maio. Também avançaram no período o comércio de eletrodomésticos e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos. As principais quedas no período foram registradas na venda de artigos de uso pessoal e doméstico, livros, jornais, revistas e papelaria e móveis.

Já no acumulado de 12 meses, as vendas de combustíveis e lubrificantes cresceram 22,9%, seguidas por livros, jornais, revistas e papelaria, que tiveram um aumento de 12,1% e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, que aumentaram 8,9%.

Redação com assessoria