As vendas de carros seminovos e usados cresceram 8,9% no Paraná em 2023, em comparação com 2022. Foram comercializados 1.214.184 veículos no ano passado, contra 1.114.912 registrado em 2022. Os dados são da Associação dos Revendedores de Veículos do Paraná (Assovepar).

Esse é o segundo maior valor desde 2017, quando os dados passaram a ser monitorados por região e perde apenas para 2021, ano em que 1.262.183 unidades foram vendidas.

SAIBA MAIS:



O lojista associado da Assovepar, Rodrigo Dal Bello, explica que os consumidores estavam mais apreensivos no ano de 2022, por conta de mudanças políticas. Isso, segundo ele, não ocorreu no ano passado. Além disso as condições de crédito melhoraram.

Outro fator que impulsionou a venda dos seminovos foram os valores. Essa categoria foi preferência do consumidor em relação ao carro zero quilômetro por causa das melhores condições de preços.

Para compreender esses valores é preciso voltar um pouco no tempo, para o período da pandemia, quando os valores dos carros novos subiram de forma expressiva. Foi nesse momento em que os carros seminovos se tornaram, ainda mais, a primeira opção na hora de escolher um veículo.

Com esse mercado aquecido na procura de usados, o gerente de Marketing da Florença, Vicente Nunes de Oliveira Neto, explica que também é uma boa oportunidade para quem quer vender seu carro.

Essa é a visão de parte do setor para 2024. A expectativa é de que haja um aquecimento econômico que, aliado a possibilidade de mais quedas nas taxas de juros, deve impulsionar o mercado ao longo do ano. É o que explica o gerente de marca comercial do Grupo Barigui, Osni Reinaldim.

Ao todo, segundo Federação dos Revendedores de Veículos Usado (Fenauto) foram comercializadas 14,5 milhões de unidades ao longo do ano no mercado nacional. O Paraná também é terceiro estado no Brasil com a maior participação percentual no licenciamento de autoveículos novos, com percentual de 6,7% em 2022, segundo dados do Anuário da Indústria Automobilística Brasileira, da Anfaeva.