A partir desta quarta-feira (1), os comércios de rua de Curitiba e da Região Metropolitana vão funcionar até mais tarde nos dias úteis e também nos finais de semana. O motivo é o maior movimento nesses locais para as festas de fim de ano.

De acordo com o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Curitiba e Região Metropolitana (Sindilojas), de segunda-feira a sexta-feira, o comércio abre até as 22h; aos sábados, até as 21h; e aos domingos, das 10h às 19h.

Na véspera do Natal, no dia 24 de dezembro, os comércios funcionarão das 9h às 18 horas, segundo o Sindilojas.

Segundo o presidente do Sindilojas, Ari Bittencourt, o comércio está reagindo e a expectativa é de boas vendas no Natal.

Uma pesquisa recente da Associação Comercial do Paraná (ACP) apontou que os comerciantes estão otimistas com as vendas no final do ano. Quase 70% dos entrevistados acreditam que as vendas serão maiores do que em 2020.

O objetivo é tentar recuperar um pouco do prejuízo causado pela pandemia.

Rodrigo Schmidt, coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio Paraná, diz que o comércio de rua continua como preferência do consumidor para as compras.

O presidente da ACP, Camilo Turmina, disse que a expectativa é um crescimento de 5% no volume de vendas, na comparação com o ano passado.

Para fomentar o comércio e as vendas, a ACP vai realizar um sorteio para quem comprar nas lojas associadas.

O Natal Super Premiado distribuirá mais de R$ 300 mil em prêmios. Os consumidores que fizerem compras nas empresas participantes receberão um cupom a cada R$ 50 gastos durante o período de campanha que segue até o dia 09 de janeiro. O sorteio será realizado no dia 10 de fevereiro de 2022.

Serão sorteados um Jeep Renegade, 10 motos Honda Biz e 10 TVs de 50 polegadas. Além disso, a ACP distribuirá 21 cartões-presente para os vendedores dos cupons premiados.

Serão seis mil empresas participantes dos setores de comércio e serviços em todas as regiões do Estado.