Empresários que atuam no setor de fogos de artifício esperam um aumento de até 8% nas vendas dos artefatos neste ano.

O setor está otimista para o comércio neste final de ano, em comparação com as festas do ano passado. A diminuição das restrições e até a interdição das rodovias devem interferir na compra dos fogos para as comemorações.

Para Josângela do Nascimento, proprietária de uma loja de fogos de artifício no bairro Mossunguê, em Curitiba, boa parte do público deve comparecer às lojas apenas na última hora. Mesmo assim, a expectativa é que as vendas sejam melhores que o registrado no ano passado.

A comerciante conta que a expectativa, para loja dela, é que as compras aumentem em até 7% em comparação com 2021.

O empresário Joel Rocha, proprietário de um comércio especializado em fogos de artifício no bairro Cajuru, também espera aumento nas vendas para este ano. O grande problema, para ele, foram as chuvas que atingiram Minas Gerais no mês de dezembro, que dificultaram o transporte de mercadorias para o Paraná.

O proprietário da loja explica ainda quais são os produtos mais procurados pelos consumidores. Em 2020, a prefeitura de Curitiba passou a proibir o uso de fogos de artifício com estampido na cidade. Por conta disso, o hábito de quem compra mudou e a necessidade de adaptação passou a ser necessária. Na capital, podem ser utilizados apenas fogos de artifício com efeitos de cores que produzem efeitos visuais sem tiro.

O problema do uso de fogos com estampido foi resolvido a partir de um cadastro que comerciantes e consumidores precisam preencher. Em Curitiba, a prefeitura realiza ações de fiscalização para verificar se não há pessoas adquirindo os artefatos irregulares para utilização na cidade.

O comerciante afirma ainda que a expectativa nas vendas é de um aumento de 8% com relação ao ano anterior. Boa parte desse aumento pode ser justificado, para ele, por conta das chuvas que interditaram rodovias, impedindo que as pessoas se desloquem com maior facilidade para outras cidades durante as festas. Diante da situação, o consumidor tem procurado ficar em casa.

O valor da multa para quem soltar fogos de artifício com estampido varia de R$ 400 a R$ 100 mil. O comerciante que não cumprir as normas de orientação e cadastro também pode ter o alvará cassado.

Por: Bruno de Oliveira