Os comerciantes da cidade de Matinhos, no litoral do estado, estão otimistas para a temporada de verão. Mesmo em meio as obras de revitalização da orla, eles esperam um aumento no número de turistas e também das vendas.

As obras de revitalização da orla de Matinhos não devem ser concluídas até o fim do ano. Com a movimentação de maquinário, a expectativa é de que os turistas tenham contato com os canteiros, que abrangem desde o balneário de Caiobá até o Flórida.

Mas para o presidente da Associação Comercial de Matinhos (ACIMA), Adriano Menine Ribeiro, isso não deve atrapalhar as vendas e a expectativa é de aumento do turismo na região.

Segundo o Governo do Estado, as obras iniciadas em 25 de junho têm previsão de serem finalizadas no segundo semestre de 2023. O investimento é de quase R$ 315 milhões em um trecho de pouco mais de 6 km de extensão. A engorda da faixa de areia da praia brava de Caiobá foi concluída em outubro, um mês antes do previsto.

Agora, outras frentes do Projeto de Recuperação da Orla de Matinhos seguem sendo executadas como as obras de macro e microdrenagem, a construção de dois guias-correntes (Canal da Avenida Paraná e Canal do Rio Matinhos), dois headlands (Balneários Riviera e Flórida) e um espigão (Praia Brava, na altura do Pico de Matinhos). Por fim, as obras vão contemplar um paisagismo e o replantio da vegetação nativa.