De olho no décimo terceiro salário que vai ser pago em novembro e dezembro, a Associação Comercial do Paraná resolveu estimular a compra dos presentes de Natal e ampliou o horário das lojas. A partir de primeiro de dezembro o comércio poderá ficar aberto até mais tarde. De segunda a sexta, as vendas serão estendidas até às 10h da noite. Nos sábados, até às 9 da noite e aos domingos, os comerciantes poderão atender das 10h da manhã, às 7h da noite. O presidente da entidade, Camilo Turmina, está otimista.

Um acordo entre o Sindicato dos Empregados no Comércio de Curitiba e o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Curitiba e Região Metropolitana vai garantir a flexibilização do horário.

A previsão é de que o décimo terceiro salário injete mais de R$ 232 bilhões de reais na economia do país, de acordo com o Dieese, Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. O levantamento mostra ainda que 83 milhões de brasileiros serão beneficiados com o rendimento extra, que ficara na casa dos R$ 2.539,00. Além dos lojistas, donos de bares e restaurantes aguardam com expectativa a retomada da economia. A empresária Victória Sperandio preparou até um cardápio especial para esta época do ano.

Fátima Sperandio lembra que a vacinação vai permitir uma comemoração com mais esperança neste ano.

No dia 24 de dezembro, véspera de Natal, o horário de funcionamento do comércio curitibano será das 9h da manhã, às 6h da tarde.