O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) paranaense recuou 0,6% em julho, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). Com 99,6 pontos, o indicador ficou abaixo da zona de satisfação e evidencia a sensação de pessimismo entre comerciantes paranaenses. O otimismo paranaense não ficava abaixo dos 100 pontos desde maio de 2021, quando marcava 98 pontos, em plena pandemia de covid-19.

Conforme a Fecomércio, com essa queda, o Paraná ficou abaixo da média nacional, que registrou 107,5 pontos em julho, configurando-se como o estado menos otimista do país, ao ocupar a 27ª posição no ranking do indicador.

Já na variação anual, a redução da confiança dos empresários paranaenses é ainda maior, com baixa de 19,5% na comparação com julho de 2022.

A retração mais acentuada ocorreu entre as empresas de médio e grande porte, entre as quais o ICEC ficou em 99,9 pontos em julho, com queda de 8,3% em relação a junho. Entre os micro e pequenos comerciantes o indicador marcou 99,6 pontos, com diminuição de 0,5%.

* Com informações da Fecomercio