O comentarista da CBN Curitiba, Carneiro Neto, integra a recém-criada Academia Brasileira de Letras de Futebol, que completa um mês de fundação nesta terça-feira (12). Incentivada por personalidades como o piauiense Severino Gomes de Oliveira Filho, a ABLF possui um método de organização que valoriza os escritores de livros de futebol, tal como nos moldes da Academia Brasileira de Letras.

Três escritores representam o Paraná na ABLF: o advogado, cronista esportivo e comentarista da rádio CBN Curitiba, Carneiro Neto; o professor Heriberto Ivan Machado; e o advogado e publicitário Ernani Buchmann, que é nascido em Joinville, mas veio ainda jovem para Curitiba e está radicado no Paraná. Este, inclusive, foi presidente da Academia Paranaense de Letras e também do Paraná Clube. Carneiro Neto também integra a Academia.

Para compor o quadro de membros fundadores, foram adotados alguns critérios. São admitidos escritores que já sejam da Academia Brasileira ou de alguma outra Academia Estadual.

Carneiro Neto já escreveu diversos livros, tais como: O Campeoníssimo: a trajetória de Evangelino Neves; Atletiba: a paixão das multidões; e “É disso que o povo gosta!”