Nesta sexta-feira (13) começa a campanha Doe Sangue pelo Esporte, às 9h, no Hemepar. A mobilização é uma parceria entre a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) com a Secretaria de Estado da Saúde, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) e o Banco de Sangue do Hospital Erastinho.
Segundo a prefeitura, a expectativa é que mais de 2 mil doações sejam realizadas até o fim de julho.
SAIBA MAIS
Objetivo
A campanha incentiva a doação de sangue por meio de atletas de diferentes esportes e embaixadores da ação, além de ser essencial para o inverno, quando, segundo o Hemepar ocorre uma alta queda no número de doações.
Quem pode doar?
Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade precisam de autorização e da presença do responsável legal. Os homens podem doar a cada dois meses, tendo um máximo de quatro vezes ao ano. Já as mulheres, a cada três meses, no máximo três doações ao ano.
O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).
*Com informações da Prefeitura
Por: Matheus Chermont, com supervisão de Joyce Carvalho








