O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, lançou na sessão desta terça-feira (21) o Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições. Por meio da ferramenta é possível comunicar à Justiça Eleitoral o recebimento de notícias falsas, descontextualizadas ou manipuladas sobre o processo eleitoral brasileiro.

No Paraná já está em funcionamento a central de combate à desinformação Gralha Confere, que recebe dúvidas da população sobre conteúdos que circulam nas redes sociais sobre o processo eleitoral. As denúncias podem ser feitas por WhatsApp pelo número 41 3330-8500. Esse é um novo serviço de atendimento ao eleitorado paranaense, lançado no início deste mês.

O combate à desinformação é um dos maiores desafios para as eleições deste ano, segundo o Desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, presidente do TREPR.

O Presidente do TREPR diz ainda que o eleitor não merece qualquer espécie de manipulação e que a justiça eleitoral está atenta aos casos, inclusive orientando sobre a segurança das eleições.

Pelo número do Gralha confere, direto no whatsapp, é possível revolver também resolver alguns serviços, como inscrição de mesária ou mesário voluntário; certidão de quitação eleitoral; consulta de débitos eleitorais; certidão de crimes eleitorais; acessar a segunda via do título eleitoral, além de Tirar dúvidas sobre o processo eleitoral. O número é 41 3330-8500.