Foi uma vitória heroica a do Coritiba sobre o Bragantino, por 2 a 1, neste domingo (9), no Couto Pereira, pela Série A do Campeonato Brasileiro. O alviverde disputou quase toda a partida com um jogador a menos porque Warley foi expulso logo aos três minutos do primeiro tempo, depois de atingir com a trava da chuteira a perna direita de Sorriso, atacante adversário. Alef Manga e Bruno Gomes, um em cada tempo, foram os artilheiros da equipe que, com os resultados da 31ª rodada, abriu quatro pontos de vantagem sobre a zona de rebaixamento. O Coritiba soma 34 pontos, está em 15º lugar, e a faixa dos quatro últimos colocados inicia com um time que tem 30, o Cuiabá, o 17º.

Mesmo em desvantagem numérica, o dono da casa fez o primeiro e mais bonito gol da partida, aos onze minutos, com mais uma parceria dos atacantes Fabrício Daniel e Alef Manga, que tem sido comum no Couto Pereira. Fabrício lançou do campo de defesa, Alef recebeu no bico da área pelo lado direito, driblou Natan e tocou de forma sutil na saída do goleiro Cleiton.

Em seguida, o Bragantino pressionou. criando cinco boas situações até o final do primeiro tempo. O empate aconteceu aos 26 minutos, também com uma bela jogada individual: Popó pegou a bola na meia esquerda, passou por três adversários, chutou cruzado e acertou o canto esquerdo do goleiro Gabriel Vasconcellos. Nos outros lances de perigo, Gabriel evitou dois gols de Sorriso, uma finalização de Lucas Evangelista passou perto da meta e foi anulado um gol de Artur, que estava impedido.

A segunda etapa começou com o Bragantino novamente no ataque, mas aos doze minutos veio a virada coxa-branca: após toques de Bernardo e Alef Manga pelo lado direito, Bruno Gomes chutou cruzado da entrada da área. Bruno Gomes, volante de 21 anos, emprestado pelo Internacional, já finalizara bem em outros jogos no Couto Pereira e agora comemorou seu primeiro gol (em doze partidas) pelo alviverde.

Depois do gol da vitória paranaense, apareceu novamente o goleiro Gabriel Vasconcellos, desta vez para impedir um gol de Artur, e um disparo de Welliton, do Bragantino, passou por cima do travessão.

O próximo adversário coxa-branca é o Athletico, domingo (16), às 19h, na Arena da Baixada. Com uma partida a menos do que a maioria dos times da Série A, o Coritiba joga mais três vezes no Couto Pereira (Internacional, Flamengo e Corinthians são os adversários) e cinco como visitante (Athletico, São Paulo, Fortaleza, Juventude e Cuiabá).

Homenagem

Neste domingo, o Coritiba jogou com camisa azul para celebrar os 50 anos do título da Fita Azul, prêmio que era concedido pelo jornal A Gazeta Esportiva aos clubes brasileiros com boas campanhas em amistosos no exterior. Em 1972, o time coxa-branca visitou Argélia, Marrocos e Turquia, com quatro vitórias, dois empates e nenhuma derrota.

CAMPEONATO BRASILEIRO – Série A
31ª rodada
Domingo, 9/10 – 18h – Estádio Couto Pereira
CORITIBA 2 x 1 BRAGANTINO
Gols no 1º tempo: Alef Manga (Coritiba) aos 11 minutos, Popó (Bragantino) aos 26
Gol no 2º tempo: Bruno Gomes (Coritiba) aos 12 minutos
Árbitro: Ramon Abatti Abel, auxiliado por Alex dos Santos e Gizeli Casaril, todos de Santa Catarina
Árbitro de vídeo: Rodrigo D’Alonso Ferreira, de Santa Catarina
Expulsão: Warley (Coritiba) aos 3 minutos do 1º tempo
Cartões amarelos: Jadsom Silva e Lucas Evangelista (Bragantino)
Renda: R$ 232.395,00
Público: 16.977 pagantes (total: 18.066)
Coritiba: Gabriel Vasconcellos; Natanael (Matheus Alexandre), Guillermo, Luciano Castán e Rafael Santos; Bruno Gomes (Juan Diaz), Jesus Trindade (Guillermo) e Gabriel Boschilia (Bernardo); Warley, Fabrício Daniel (José Hugo) e Alef Manga; técnico: Guto Ferreira.
Bragantino: Cleiton; Raul, Realpe (Miguel), Natan e Ramon (Luan Cândido); Jadsom Silva (Eric Ramires), Lucas Evangelista e Hyoran (Carlos Eduardo); Artur, Popó e Sorriso (Welliton); técnico: Maurício Barbieri.