Na noite desta quinta-feira (26), o Coritiba conheceu a sua 19ª derrota no Campeonato Brasileiro. Atuando na Vila Belmiro, o Coxa perdeu para o Santos por 2 a 1 e se afundou ainda mais na zona de rebaixamento. Joaquim e Marcos Leonardo marcaram os gols que garantiram a vitória do Peixe. Robson, de pênalti, marcou o gol do Coxa que, por sua vez, viu sua situação se complicar ainda na primeira etapa, aos 38 minutos, quando o volante Willian Farias foi expulso pelo árbitro carioca Wagner do Nascimento Magalhães. Neste momento, a equipe paranaense está a treze pontos de sair da ZR.

O primeiro tempo foi agitado e nervoso. Necessitando da vitória para sair da zona de rebaixamento (estava em 18º lugar), o Santos começou pressionando o Coritiba e, rapidamente, marcou seu gol. Aos 4 minutos, Lucas Lima cobrou bela falta na cabeça de Joaquim, que deslocou o goleiro coxa-branca e abriu o placar. A alegria dos donos da casa, porém, durou pouco. Dois minutos depois, o árbitro Wagner do Nascimento Magalhães (RJ) viu toque de mão de Dodô na área e marcou pênalti para o Coritiba. Na cobrança, Robson empatou: 1 a 1. Depois dos gols, o Peixe pressionou, mas o jogo ficou mais tenso, especialmente depois da expulsão.

No intervalo, o técnico Tiago Kosloski surpreendeu e tirou os atacantes Robson e Slimani do time. Em seus respectivos lugares, entraram o zagueiro Reynaldo e o volante Bruno Gomes, que deram um grande reforço defensivo ao Coritiba no segundo tempo. Porém, o excesso de defensores tiraram o ímpeto ofensivo do Coxa, que virou presa fácil para o Peixe. Após Lucas Lima cabecear uma bola na trave aos 19 minutos, Marcos Leonardo recolocou os paulistas em vantagem aos 28 minutos, após receber belo passe de Soteldo.

Faltando nove rodadas para o fim do Brasileirão, o Coritiba segue na vice-lanterna, com 20 pontos em 29 rodadas. Agora, o Coxa se prepara para jogar diante do Internacional, no Beira-Rio, em Porto Alegre. Já o Santos, que subiu para o 16º lugar, saindo da zona de rebaixamento, com 33 pontos, visita o Corinthians na Neo Química Arena, em São Paulo. As duas partidas estão marcadas para o próximo domingo (29), às 18h30.