Deu Athletico no jogo que abriu as semifinais da Copa Libertadores da América: 1 a 0 contra o Palmeiras, nesta terça-feira (30), na Arena da Baixada. O rubro-negro quebrou a invencibilidade da equipe paulista na competição (oito vitórias e dois empates) com um gol do volante Alex Santana no primeiro tempo e segurou o placar mesmo com um jogador a menos no segundo: Hugo Moura, outro volante, foi expulso aos 24 minutos.

Os dois times vão se enfrentar novamente na próxima terça-feira (6), às 21h30, no Allianz Parque, em São Paulo. O empate classifica o Athletico para a disputa do título. Já o Palmeiras precisar vencer: por dois ou mais gols para festejar no tempo normal; por um gol para provocar uma disputa de pênaltis.

O Athletico dominou a primeira etapa e quase comemorou aos 13 minutos: Hugo Moura cruzou pelo lado esquerdo e a bola desviou em Gustavo Gómez, que só não fez gol contra porque o goleiro Weverton espalmou e o próprio Gómez afastou em seguida para fora da área.

Na trama do gol, aos 22, Khellven tabelou com Canobbio e cruzou pelo lado direito, o defensor Murilo cabeceou sem afastar e a bola sobrou para Vitor Roque, que tocou para a conclusão de Alex Santana. O volante girou e acertou o canto esquerdo de Weverton.

No primeiro tempo, as únicas chances do Palmeiras foram com Flaco López, uma com o pé esquerdo aos cinco minutos, outra de cabeça aos 42 e ambas para fora.

O visitante iniciou a segunda etapa no ataque e assustou com uma cobrança de falta de Gabriel Menino, aos 17 minutos. A bola passou por cima do travessão.

Hugo Moura já tinha cartão amarelo quando recebeu o vermelho. O volante foi atingido por um adversário e, ao cair, colocou a mão na bola. Irritado com este cartão vermelho, o técnico Luiz Felipe Scolari reclamou e também foi expulso.

Com um jogador a mais, o Palmeiras criou novas ocasiões, mas não causou um bombardeio. Um chute de Gabriel Menino de fora da área, um toque de calcanhar de Rony e um cabeceio de Gustavo Gómez. Nos três casos, a ação do goleiro Bento impediu o empate.

Antes do segundo confronto desta semifinal, o rubro-negro paranaense e o alviverde paulista vão atuar no próximo sábado (3), às 19h, pela 25ª rodada da Série A: Athletico x Fluminense, na Arena da Baixada; Bragantino x Palmeiras, em Bragança Paulista

A outra semifinal da Libertadores, entre Vélez Sarsfield e Flamengo, vai começar nesta quarta (31), às 21h30, em Buenos Aires.

COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA
Semifinais, rodada de ida
ATHLETICO 1 x 0 PALMEIRAS
Gol: Alex Santana (Athletico) aos 22 minutos do 1º tempo
Árbitro: Roberto Tobar, auxiliado por Christian Schiemann e Claudio Rios, todos do Chile
Árbitro de vídeo: Juan Lara, do Chile
Expulsão: Hugo Moura (Athletico) aos 24 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Hugo Moura (Athletico), Zé Rafael, Bruno Tabata (Palmeiras)
Renda: R$ 1.620.080,00
Público: 37.932 pagantes (total: 38.963)
Athletico: Bento; Khellven, Thiago Heleno, Pedro Henrique e Abner; Hugo Moura, Fernandinho (Léo Cittadini) e Alex Santana (Erick); Canobbio (Rômulo), Vitor Roque (Cuello) e Vitinho (Pablo); técnico: Luiz Felipe Scolari.
Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Gabriel Menino, Zé Rafael (Atuesta) e Raphael Veiga (Bruno Tabata); Dudu, López (Wesley) e Rony (Rafael Navarro); técnico: Abel Ferreira.