Por causa das altas temperaturas, muitas vezes acima dos 30° C, a Secretaria de Saúde do Paraná emitiu um alerta para a população com relação aos cuidados da saúde. Segundo o Simepar, o as temperaturas devem seguir altas nos próximos dias e com umidade relativa do ar baixa.
As recomendações são dirigidas à população em geral, mas crianças e idosos devem ter atenção redobrada. É importante nesse período de forte calor evitar a exposição ao sol, principalmente das 10 às 16 horas, e sempre aplicar protetor solar, independentemente do horário.
Outro cuidado significativo é com a hidratação e alimentação. Frutas, verduras, legumes, arroz e feijão em geral possuem alto teor de água, diferente dos ultraprocessados, que são ricos em sódio, aditivos e escassos em água.
De acordo com a nutricionista da Secretaria de Saúde, Cristina Klobukoski, a quantidade de água que precisa ser ingerida por dia é muito variável e depende de vários fatores, como a idade, o peso, a atividade física, bem como o clima e a temperatura do ambiente.
Os refrigerantes, néctares e refrescos, apesar de possuírem alto teor de água, são ricos em açúcar ou adoçantes e aditivos, não sendo uma fonte adequada para hidratação. Segundo o pediatra do Pequeno Príncipe, Luiz Renato Valério, ainda com relação a hidratação, principalmente para as crianças, é preciso tomar água antes mesmo de sentir sede.
O pediatra também alerta com relação aos sintomas de desidratação nas crianças.
Os principais impactos das ondas de calor sobre a saúde são exaustão, tontura, desmaios, dor de cabeça, náuseas, cólicas, inchaços, principalmente nos tornozelos, pés e mãos. A onda de calor está com índices de umidade relativa do ar abaixo dos 30%, em boa parte do estado, com exceção das praias.
Com informações da AEN e do Pequeno Príncipe.