A posse dos 54 deputados estaduais eleitos nas últimas eleições gerais de outubro acontece na próxima quarta-feira (1º), durante uma cerimônia que inicia às 14 horas. A solenidade será realizada no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, marcando o início a 20ª Legislatura da história paranaense (01/02/2023 a 31/01/2027).

Dos 54 parlamentares da atual legislatura, 30 foram reeleitos, três conquistaram vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília. Com isso, a Assembleia Legislativa do Paraná terá uma renovação de 44,5% para nova legislatura.

Os novos deputados serão 24, mas nem todos estarão na Assembleia Legislativa pela primeira vez, como é o caso dos deputados Hussein Bakri (PSD), Ney Leprevost (União), Marcelo Rangel (PSD), Luis Corti (PSB), Gugu Bueno (PSD), Do Carmo (União Brasil) e Alisson Wandscheer (PROS). O deputado mais votado no estado foi Alexandre Curi (PSD) com 237.033 votos, já a deputada mais votada foi Marcia Huçulak (PSD) com 75.659 votos.

Na próxima legislatura, a Assembleia contará com uma bancada feminina composta por dez deputadas, a maior bancada da história. Na atual, são cinco deputadas. Além de Marcia Huçulak, integram o grupo as deputadas Ana Júlia e Luciana Rafagnin (PT); Flávia Francischini (União); Maria Victoria (PP); Cantora Mara Lima (Republicanos); Mabel Canto e Cristina Silvestri (PSDB); Cloara Pinheiro (PSD) e Marli Paulino (Solidariedade).

A deputada mais nova da próxima legislatura será Ana Júlia (PT) com 22 anos, e o deputado mais idoso será Tercílio Turini (PSD) com 78 anos.

Com informações da assessoria