Após exatos um ano, sete meses e 11 dias, a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa) informou que o estado não registrou nenhuma morte de pessoas infectadas pela Covid-19. Os dados foram divulgados no boletim da Covid-19 deste domingo (14).

Conforme a Sesa, o último boletim sem registro de mortes foi no dia 03 de abril de 2020, nas primeiras semanas de pandemia.

No entanto, a divulgação não pode ser motivo de euforia, primeiro, porque foram registrados mais 710 novos casos da doença e, segundo, porque os números podem não estar atualizados.

Segundo o secretário de Saúde, Beto Preto, por ser véspera de feriado, algumas secretarias municipais de Saúde podem não ter feito a notificação no sistema e, neste caso, é possível o registro de mortes posteriormente.

De acordo com a Sesa, nos primeiros dez dias de novembro, 344 dos 399 municípios paranaenses não registraram mortes por Covid-19 o que faz com que a expectativa seja de que após a atualização seja possível confirmar que ninguém morreu pelo vírus neste domingo.

Em Curitiba, por exemplo, não é feita a divulgação do boletim do novo coronavírus aos domingos. A CBN Curitiba entrou em contato com a assessoria dos hospitais públicos e particulares, mas não obteve retorno de todos.

No Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, por exemplo, a última morte por Covid-19 foi registrada no dia 10 de novembro.

Com o avanço da vacinação, queda no número de casos confirmados e casos ativos, além do número de mortes, Beto Preto confirma que o Paraná deve promover mais flexibilizações a partir do novo decreto que deve ser divulgado ainda nesta segunda-feira (15).

Segundo dados do vacinômetro nacional, até este domingo o Paraná já havia aplicado 8.808.928 primeiras doses do imunizante contra a Covid-19, além de 7.877.668 segundas doses, 328.520 doses únicas e 900.682 doses de reforço.