Mais de 1,2 mil pessoas em situação de rua foram acolhidas, entre a noite de sexta-feira (10) e a madrugada deste sábado (11), por equipes da Prefeitura de Curitiba, na primeira noite da onda de frio que chegou ao Paraná.

Com a previsão de temperatura mínima de 5 graus, a Fundação de Ação Social (FAS) intensificou o serviço de abordagem e oferta de acolhimento para essa população.

Conforme a administração municipal, durante toda a noite, as equipes de educadores sociais fizeram 234 abordagens sociais a pessoas que estavam nas ruas desprotegidas, 85 delas solicitadas à Central 156. O restante das abordagens foi feito em busca ativa, em toda a cidade, estratégia adotada pela FAS sempre que há previsão de temperaturas abaixo de 8 graus.

Apesar do frio, 75 pessoas aceitaram ir com as equipes para as casas de passagem, onde podem fazer higiene, receber roupas limpas, se alimentar e dormir protegidos. Outras 150 recusaram atendimento e preferiram ficar nas ruas. As demais pessoas acolhidas na noite, já vêm sendo abrigadas permanentemente pelo município.

Para evitar o risco de hipotermia, as equipes distribuíram 22 cobertores para aqueles que recusaram acolhimento e estavam pouco agasalhados.

Ainda segundo a prefeitura, as chamadas ações intensificadas, já programadas em função de previsão de queda da temperatura, complementam o trabalho de abordagem que é realizado 24 horas por dia, de segunda-feira a domingo.

Com a previsão da continuidade do frio, a FAS manterá ações intensificadas até a madrugada da próxima quinta-feira (16).