A Prefeitura de Curitiba vai prorrogar a Operação Inverno 2023. O trabalho de abordagem social e acolhimento de pessoas em situação de rua quando a temperatura chega a menos de 8°C na cidade vai ser intensificado. A ação, que foi lançada em maio e terminaria nesta sexta-feira (15), se estenderá até o fim de outubro.
Essa é a segunda vez que a ação inverno precisa ser prorrogada devido à persistência das baixas temperaturas, mesmo com o fim do inverno, no próximo dia 23. A outra vez foi no ano passado. A Fundação de Ação Social (FAS) irá intensificar o trabalho já na noite deste sábado (16), quando a mínima em Curitiba será de 10°C, com sensação térmica de 8°C, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Das 18h a 1h, a FAS contará com mais equipes nas ruas de toda a cidade para fazer busca ativa a pessoas que estiverem desprotegidas e para atender aos chamados que chegarem à Central 156. A partir deste horário, rotineiramente o trabalho é feito pela Central de Encaminhamento Social (CES), que funciona 24 horas. Durante o dia, o trabalho ganha o reforço dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), nas dez regionais da cidade.
Atualmente, a FAS conta com 1.561 vagas de acolhimento, distribuídas em 30 unidades, oficiais e parceiras.
A Prefeitura pede a ajuda da população para proteger as pessoas em situação de rua. A orientação é para que entrem em contato com a Central 156, por telefone, site ou pelo aplicativo Curitiba 156, sempre que avistarem alguém nessa condição.
Redação com Assessoria.