Um pênalti cobrado pelo lateral-direito Khellven (foto) aos 54 minutos do segundo tempo decidiu o Atletiba deste domingo (19) no Couto Pereira. Com esta vitória por 1 a 0, o Athletico completou sete partidas consecutivas sem derrota na Série A do Campeonato Brasileiro. Já o Coritiba, que finalizou mais durante o clássico, não vence há cinco jogos.

O pênalti foi marcado após uma disputa pelo alto, quando o goleiro Rafael William atingiu Vitor Roque. Depois do apito final, jogadores do alviverde cercaram o árbitro Luís Flávio de Oliveira por entenderem que, no lance anterior, não foi apontado um pênalti para o Coritiba: houve um choque dentro da área entre o atleticano Pedro Henrique e o coxa-branca Léo Gamalho.

Na classificação da Série A, o time do técnico Luiz Felipe Scolari subiu para o terceiro lugar, agora com 21 pontos em 13 rodadas, e o Coritiba ficou em 15º, com 15, apenas um ponto acima da zona de rebaixamento.

No primeiro tempo, de mais intensidade coxa-branca, Adrian Martinez chutou em cima do goleiro Bento e dois disparos de Alef Manga passaram por cima do travessão (e, por impedimento, foi anulado um gol de Alef Manga). Já o time do treinador Luiz Felipe Scolari deu apenas uma vez trabalho ao goleiro Rafael William, que evitou com o peito um gol de Cuello.

O time da casa iniciou o segundo tempo também no ataque: Thonny Anderson recebeu na área e chutou por cima da trave. Porém, o volume coxa-branca diminuiu na sequência. Na altura dos 35 minutos, os dois goleiros evitaram gols de cabeça: Rafael William evitou o de Vitor Roque e Bento o de Adrián Martínez.

O Coritiiba terminou o clássico com um jogador a menos: o lateral-esquerdo Diego Porfírio foi expulso aos 40 minutos da etapa final porque já tinha cartão amarelo e cometeu falta em Vitor Roque. Depois do jogo, também recebeu cartão vermelho outro jogador da equipe do técnico Gustavo Morínigo: o lateral-direito Warley, um dos que reclamou sobre a não marcação do pênalti para o alviverde.

Na próxima rodada da Série A, o Coritiba vai enfrentar o Internacional, sexta-feira (24), às 21h30, em Porto Alegre, e o Athletico terá como adversário o Bragantino (25), às 16h30, na Arena da Baixada. Antes, o rubro-negro encara o Bahia, quarta-feira (22), às 19h30, em Salvador, pela rodada de ida das oitavas-de-final da Copa do Brasil.

CAMPEONATO BRASILEIRO – Série A
13ª rodada
Domingo, 19/6 – Couto Pereira, 16h
CORITIBA 0 x 1 ATHLETICO
Gol: Khellven aos 54 minutos do 2º tempo
Renda: R$ 380.615,00
Público Pagante: 22.609 (total: 24.833)
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira, auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse e Evandro de Melo Lima, todos de São Paulo
Árbitro de vídeo: Daiane Caroline Muniz dos Santos, de São Paulo
Expulsos (dois jogadores do Coritiba): Diego Porfírio aos 41 do 2º e Warley depois do jogo
Cartões amarelos: Neílton, Diego Porfírio, Adrián Martínez (Coritiba), Pablo, Pablo Siles, Léo Cittadini, Pedro Henrique e Matheus Babi (Athletico)
Coritiba: Rafael William; Matheus Alexandre, Henrique, Luciano Castán e Diego Porfírio; Willian Farias, Matías Galarza e Thonny Anderson (Léo Gamalho); Igor Paixão, Alef Manga (Warley) e Adrián Martínez (Guilherme Biro); técnico: Gustavo Morínigo;
Athletico: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Nico Hernández e Pedrinho; Pablo Siles (Vitor Bueno), Erick e Terans (Matheus Babi); Marcelo Cirino (Léo Cittadini); Pablo (Vitor Roque) e Cuello; técnico: Luiz Felipe Scolari.