Depois da aprovação do aumento do IPTU, em primeiro turno, na Câmara de Vereadores, a prefeitura de Curitiba anunciou que vai ampliar de 4% para 10% o desconto do IPTU 2023 para pagamento à vista.
A ampliação do desconto deve ser publicada na forma de decreto. Será mantida a possibilidade de pagamento em dez vezes, sem desconto, de março a dezembro.
A ideia foi proposta pelos vereadores e acatada pelo Executivo durante a sessão na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), nesta segunda-feira (5/12).
Segundo a prefeitura, em linhas gerais, o texto reduz alíquotas, amplia isenções, prevê limitadores para não onerar o contribuinte e traz, de forma escalonada, a cobrança do IPTU para patamares que a prefeitura considera compatíveis com o valor dos imóveis.
A atualização deve gerar uma variação média de 12,4% no valor do imposto para os imóveis da capital em 2023.
Pelo projeto de lei, 65% dos imóveis terão a tarifa 100% atualizada já em 2023. A partir de 2024, passam a ter a correção apenas da inflação. Os 35% restantes terão a atualização escalonada nos próximos três anos. O imposto incide em 955 mil imóveis na capital.
Com informações da assessoria