De acordo com a prefeitura de Guaratuba, mais de 80 pessoas ficaram desalojadas por conta das chuvas que atingiram a cidade desde a semana passada. Neste domingo (28), todas elas foram autorizadas pela Defesa Civil a voltar para suas residências.

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o volume de chuvas acumulado entre os dias 20 e 25 de janeiro chegou a 519,2 milímetros em Guaratuba, ultrapassando a média prevista para o mês, que era de 386,4.

Desde a noite de quarta-feira (24) até essa sexta-feira (26), 82 pessoas passaram pelo abrigo municipal que funcionou na primeira noite no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS I) e depois, com a chegada de mais famílias, foi montado na Paróquia São Francisco de Assis, no bairro Cohapar. As equipes da Secretaria Municipal do Bem-Estar e Promoção Social (SMBES) foram mobilizadas para realizar a limpeza das ruas e bueiros de escoamento da água da chuva, auxiliando na liberação do acesso às residências.

O executivo guaratubano afirma que as famílias atingidas pelas chuvas serão acompanhadas pelos CRAS I, que fica no bairro Cohapar, e pelo CRAS II, no balneário Piçarras. Doações serão recebidas a partir de segunda-feira (29) no CRAS I, localizado na Rua Nicolau Abagge, 1330, em Guaratuba, das 8h às 14h.

Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros realizam o monitoramento de morros e rios.