No Paraná, o índice de vacinação de poliomielite em 2022 é o mais baixo dos últimos 30 anos. Embora a meta de imunização seja de 95% para crianças com menos de 5 anos, apenas 74,03% do público estimado recebeu a vacina, de acordo com o Ministério da Saúde. O que acende um alerta. Nesta segunda-feira (24), Dia Mundial do Combate à Poliomielite, é importante reforçar que os pais levem as crianças para que sejam imunizadas.

A doença também conhecida como paralisia infantil, causada pelo poliovírus pode provocar graves implicações no sistema nervoso central, como atrofia e paralisia de membros, especialmente dos inferiores. No Brasil, a forma mais tradicional de imunização se dá pela vacinação oral, popularmente conhecida como “gotinha”. Todas as crianças com menos de 5 anos devem estar devidamente protegidas, o que impede a poliomielite de prosperar.

Em recente campanha nacional, a estimativa era vacinar mais de 620 mil crianças em todo o Estado, mas o número de doses aplicadas foi de 459 mil.