Com o tempo bom e a água própria para banho, o litoral do Paraná já registra grande movimentação de banhistas. Geralmente neste período é comum que as equipes da Polícia recebam ocorrências de crianças perdidas e até mesmo pais com dúvidas sobre como agir neste tipo de situação.

Pensando nisso, a Operação Verão Paraná atua no litoral durante a alta temporada com o objetivo de evitar transtornos. A porta-voz da PMPR no Verão Maior Paraná, Capitã Elizangela de Lima, reforça para os pais que as equipes da PM já estão distribuindo pulseiras de identificação para as crianças.

As pulseirinhas também podem ser retiradas em qualquer posto de guarda-vidas do Litoral. Elas são feitas de material à prova d’água, que permitem o uso dentro do mar.

Já no caso do desaparecimento, o pais ou até mesmo as crianças podem pedir ajuda diretamente para equipes da polícia presentes nos balneários.

Para a promotora de Justiça Tarcila Santos Teixeira, é essencial que também haja uma conscientização, principalmente das crianças menores, para que não fiquem se aproximando de pessoas estranhas que tentam atrair sua atenção.

Se os veranistas observarem algum ato de negligência por parte de familiares com crianças, a promotora destaca que tanto a Polícia quanto o Conselho Tutelar podem ser acionados.

Na última temporada, o balanço final indica que 650 crianças que não utilizavam a pulseira de identificação tiveram que ser encaminhadas ao posto de guarda-vidas para localização dos responsáveis. Até esta quinta-feira (29) 2.369 pulseiras já foram entregues. Em caso de emergências a polícia pode ser acionada pelo 190 ou pelo aplicativo 190.

Por: Vinicius Bonato