Na noite deste domingo (18), Coritiba e Athletico empataram em 1 a 1 no estádio Couto Pereira, em partida válida pela 10ª rodada do Campeonato Paranaense 2024 – Troféu Gil Rocha. O clássico Atletiba do centenário foi definido já no 1º tempo, com gols de Mastriani para o Furacão e Matheus Bianqui para o Coxa. O resultado manteve o Athletico da liderança e o Coritiba no 2º lugar. Os dois times, além de Maringá, Azuriz, Operário, FC Cascavel e o Cianorte, já estão classificados para o mata-mata.

O primeiro tempo foi muito agitado no Couto Pereira. Embalado pela torcida, o Coritiba começou melhor mas, pouco a pouco, foi cedendo espaços ao Athletico. Marcando maior presença no campo de ataque, o Furacão criou a primeira grande chance de gol. Aos 10 minutos, Canobbio cruzou rasteiro para Mastriani, que, na finalização, obrigou Pedro Morisco a fazer grande defesa. Porém, aos 23, a sorte sorriria para o uruguaio. Em lance semelhante, ele aproveitou toque rasteiro, mais uma vez de Canobbio, para abrir o placar. Na saída de bola, entretanto, um susto. Após falha defensiva, Matheus Bianqui recebeu passe de Figueiredo e teve a chance de empatar. Porém, não contava com uma saída precisa e uma excelente defesa de Bento.

Ainda que tenha criado esta boa chance, o Coritiba enfrentava algumas dificuldades para se encontrar no jogo. A situação se tornou ainda mais difícil quando, em um intervalo de dez minutos, Guto Ferreira tirou os volantes Vini Paulista e Fransérgio, lesionados, para colocar Arilson e Geovane Meurer. As sucessivas paralisações impactaram na queda de qualidade do jogo, cenário que favorecia ao Athletico, vencedor parcial. Porém, no momento de maior dificuldade, a estrela de Matheus Bianqui brilhou para o Coxa. Aos 49 minutos, ele aproveitou boa trama entre Figueiredo e Natanael para, sutilmente, desviar um cruzamento primoroso do lateral-direito. Com um toque, ele tirou Bento da jogada e empatou para o Coritiba.

Ao contrário do 1º tempo, a etapa complementar teve poucas emoções. Travado, o jogo pouco fluiu e em nada contribuiu para que o placar fosse alterado. As melhores chances foi do Coritiba. Aos 6, Bianqui finalizou bem e obrigou Bento a fazer uma bela defesa, com a ponta dos dedos. Aso 34, após cobrança de falta de Robson, o zagueiro Gamarra cabeceou contra o próprio gol e quase marcou contra. Para a sorte do paraguaio, a bola bateu na trave. Pelo lado do Athletico, a melhor chance ocorreu em chute de Felipinho, aos 12 minutos, que foi defendido sem grandes sustos por Pedro Morisco. No fim, empate no primeiro clássico da temporada histórica pelo aniversário de cem anos da eterna rivalidade.

Importante destacar que, antes do início do jogo, os dois times respeitaram um minuto de silêncio pela morte de Júnior Chávare, diretor executivo do Coritiba, que jogou enlutado. Houve aplausos dos torcedores.

CAMPEONATO PARANAENSE – Troféu Gil Rocha

10ª rodada
Sábado, 17 de fevereiro
PSTC 1 x 0 Andraus (Álvaro Alves, em Alvorada do Sul)
São Joseense 2 x 0 Galo Maringá (Pinhão, em São José dos Pinhais)
Domingo, 18 de fevereiro
Londrina 5 x 2 Azuriz (Estádio do Café, em Londrina)
Operário 1 x 1 Cascavel (Germano Krüger, em Ponta Grossa)
Coritiba 1 x 1 Athletico (Couto Pereira, em Curitiba)
Maringá 2 x 2 Cianorte (Willie Davids, em Maringá)

11ª rodada (última da 1ª fase)
Domingo, 25 de fevereiro
Todos os jogos às 16h
Athletico x São Joseense (Ligga Arena, em Curitiba)
Cascavel x Coritiba (Olímpico Regional, em Cascavel)
Londrina x Maringá (Estádio do Café, em Londrina)
Cianorte x Andraus (Albino Turbay, em Cianorte)
Galo Maringá x Operário (Willie Davids, em Maringá)
Azuriz x PSTC (Os Pioneiros, em Pato Branco)

Classificação
1º Athletico… 22 pontos
2º Coritiba… 21 pontos
3º Maringá… 20 pontos
4º Operário… 15 pontos
5º Cianorte… 14 pontos (saldo de 0 gol)
6º Azuriz… 14 pontos (saldo de 1 gol negativo)
7º Cascavel… 13 pontos
8º Londrina… 11 pontos
9º São Joseense… 8 pontos (saldo negativo de 4 gols)
10º PSTC… 8 pontos (saldo negativo de 10 gols)
11º Andraus… 8 pontos (saldo negativo de 11 gols)
12º Galo Maringá… 7 pontos
Os 12 times se enfrentam em turno único na 1ª fase. Após a 11ª rodada, os oito primeiros colocados avançam para as quartas-de-final e os dois últimos descem para a 2ª divisão.