O Athletico derrotou o Libertad, de Assunção, por 2 a 1, nesta terça-feira (28), na Arena da Baixada, pela rodada de ida das oitavas-de-final da Copa Libertadores da América. Um dos gols desta vitória foi de Vitor Roque (foto), atacante de 17 anos que atuou pela primeira vez na mais importante competição sul-americana. O outro foi do zagueiro colombiano Nicolás Hernández, de 24.

Invicta há doze partidas, a equipe do técnico Luiz Felipe Scolari vai ter a vantagem do empate no segundo confronto, na próxima terça-feira (5), às 21h30, na capital paraguaia. O Libertad precisa ganhar: por dois ou mais gols de diferença se classifica no tempo normal para as quartas-de-final; por um gol provoca uma disputa de pênaltis.

Maior contratação da história atleticana (veio do Cruzeiro, em abril, por R$ 24 milhões), Vitor Roque comemorou aos sete minutos, com um chute cruzado na área pela direita, após um passe de Terans. O Libertad empatou aos 19, quando Samudio levantou da meia esquerda e Villalba concluiu. O gol da vitória aconteceu aos 31: Cuello ergueu da meia direita e Nicolás Hernández completou.

O dono da casa teve nos dois tempos outras chances para ampliar: Vitor Roque cabeceou para fora, Cuello acertou o travessão e, em outras finalizações, ambos esbarraram no goleiro Martin Silva, que também evitou um gol de Terans.

Pelo Libertad, o lance de maior perigo foi um disparo de Melgarejo, que bateu na trave, aos 19 minutos do segundo tempo. Aos 44, Merlini teve boa condição para empatar, mas chutou por cima do travessão.

Antes de viajar para Assunção, o time de Felipão joga em São Paulo pela Série A do Campeonato Brasileiro, contra o Palmeiras, sábado (2), às 21h.