Reunidos nesta terça-feira (12) em um hotel no centro de Curitiba, representantes dos doze clubes do Campeonato Paranaense decidiram manter a fórmula aplicada desde 2020: os participantes se enfrentam em turno único; os oito primeiros colocados avançam para as quartas-de-final, iniciando uma sequência de fases eliminatórias (mata-mata) que vai até a disputa do título; e os dois últimos descem para a segunda divisão. A diferença para 2025 é que o estadual vai começar uma semana antes do habitual, no dia 11 de janeiro, devido a antecipação do calendário do futebol brasileiro, impactado pelo Super Mundial de Clubes, programado para junho e julho nos Estados Unidos.
Vão disputar o Paranaense de 2025: Athletico (bicampeão), Andraus, Azuriz, Cascavel, Cianorte, Coritiba, Londrina, Maringá, Operário, Paraná, Rio Branco e São Joseense. A tabela será anunciada no próximo dia 22.
A competição vai terminar no dia 26 de março.
Super Mundial de Clubes
Organizado pela FIFA, o Super Mundial força a CBF a paralisar a Série A do Campeonato Brasileiro durante um mês porque inclui quatro times brasileiros: Palmeiras, Flamengo, Fluminense e o campeão da Copa Libertadores da América de 2024 (Atlético Mineiro ou Botafogo). Esta competição vai de 15 de julho a 13 de julho.
Por isso, a Série A, que em 2024 começou no dia 13 de abril, teve o início puxado para 29 de março, provocando também a antecipação dos campeonatos estaduais. Mesmo que conte com o Fluminense, que ainda corre risco de rebaixamento, a Série B não vai parar durante a competição da FIFA.








