Neste sábado (3), em uma Arena da Baixada com portões fechados, o Athletico goleou o PSTC por 4 a 0 em partida válida pela 6ª rodada Campeonato Paranaense 2024 – Troféu Gil Rocha. Mastriani, Zapelli, Julimar e Léo Assunpção (contra) marcaram os gols que decretaram a terceira vitória consecutiva do Furacão no torneio estadual. O resultado positivo coloca a equipe do técnico Juan Carlos Osorio, temporariamente, na liderança da competição. Para permanecer na ponta, o Athletico seca o Maringá que, na segunda-feira (5), joga diante do São Joseense no estádio Willie Davids. A partida ocorre às 20h.
O Athletico dominou o 1º tempo. Jogando no campo de ataque, o Furacão controlava as ações, mas parava no forte sistema defensivo armado pelo PSTC. As melhores chances aconteceram em chutes de Christian, no travessão aos 24 minutos, e Cuello, em finalização que balançou a rede pelo lado de fora, aos 25. Porém, a pressão ainda era grande e, aos 39 minutos, o árbitro José Mendonça da Silva apontou pênalti após a finalização de Kaíque Rocha explodir na mão de Radeche. Na cobrança, Pablo bateu, o goleiro Diego defendeu e, no rebote, o zagueiro Léo Assunpção fez um gol contra bizarro. Ainda que em vantagem, o Athletico ainda viu o PSTC quase empatar, em chute de Bryam, que parou no travessão.
No 2º tempo, o técnico Osorio promoveu a estreia do atacante uruguaio Gonzalo Mastriani. O reforço, que já havia marcado seis gols em 2024 (todos pelo América-MG), precisou de apenas 8 minutos para anotar o seu primeiro em favor do Furacão. Ele recebeu belo cruzamento de Julimar, se livrou da marcação e, de cabeça, ampliou a vantagem. Depois, o Athletico ainda teve algumas outras chances de aumentar a diferença no marcador e, até mesmo, transformar a vitória em goleada. E conseguiu, com gols apenas nos acréscimos. Aos 46, após cobrança de escanteio, Erick cabeceou, Diego defendeu com o pé e, de cabeça, o volante tocou para Zapelli que estufou as redes. Aos 48, foi a vez de Julimar marcar um golaço, com um chute no ângulo. Terceira vitória garantida.
CAMPEONATO PARANAENSE – Troféu Gil Rocha
6ª rodada
Sábado, 3 de fevereiro
Cascavel 1 x 1 Londrina (Olímpico Regional, em Cascavel)
Athletico 4 x 0 PSTC (Ligga Arena, em Curitiba)
Domingo, 4 de fevereiro
16h – Operário x Azuriz (Germano Krüger, em Ponta Grossa)
18h30 – Coritiba x Andraus (Couto Pereira, em Curitiba)
18h30 – Galo Maringá x Cianorte (Willie Davids, em Maringá)
Segunda, 5 de fevereiro
20h – Maringá x São Joseense (Willie Davids, em Maringá)
7ª rodada
Quarta, 7 de fevereiro
16h – Andraus x Galo Maringá (Atílio Gionédis, em Campo Largo)
20h – PSTC x Londrina (Álvaro Alves, em Alvorada do Sul)
20h – Cianorte x Coritiba (Albino Turbay, em Cianorte)
20h30 – Athletico x FC Cascavel (Ligga Arena, em Curitiba)
Quinta, 8 de fevereiro
16h – São Joseense x Operário (Pinhão, São José dos Pinhais)
20h30 – Azuriz x Maringá (Os Pioneiros, em Pato Branco)
Classificação
1º Athletico… 14 pontos
2º Maringá… 11 pontos (saldo de 7 gols)
3º Coritiba… 10 pontos (saldo de 7 gols)
4º Azuriz… 10 pontos (saldo de 3 gols)
5º Cianorte… 9 pontos (3 vitórias)
6º Cascavel… 9 pontos (2 vitórias)
7º Andraus… 6 pontos
8º Galo Maringá… 4 pontos (1 vitória; saldo negativo de 4 gols; 4 gols marcados)
9º Operário… 4 pontos (1 vitória; saldo negativo de 4 gols; 2 gols marcados)
10º PSTC… 4 pontos (1 vitória; saldo negativo de 9 gols)
11º Londrina… 4 pontos (nenhuma vitória)
12º São Joseense… 2 pontos
Os 12 times se enfrentam em turno único na 1ª fase. Os oito primeiros colocados avançam para as quartas-de-final e os dois últimos descem para a 2ª divisão.