A Sanepar assinou nesta segunda-feira (13) os contratos com as empresas vencedoras dos Lotes 1, 2 e 3 das Parcerias Público-Privadas (PPPs) que passarão a prestar serviço de esgotamento sanitário em 112 municípios do Paraná, beneficiando mais de 1,7 milhão de habitantes.
Os lotes foram leiloados em setembro passado e se referem às microrregiões Oeste e Centro-Leste, com a previsão da implantação de sistemas de esgoto em 76 municípios e da ampliação dos serviços em outras 36 cidades. A expectativa é de 222 mil novas ligações.
De acordo com o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, a consolidação das PPPs deve colaborar para que o estado avança mais rápido para a universalização da coleta de esgoto. Hoje, 81% do estado é atendido por rede de esgotamento sanitário.
As empresas vencedoras das licitações referentes às Parcerias Público-Privadas assinadas nesta segunda são Saneamento Consultoria, Acciona e Iguá Saneamento. Os contratos, válidos por um período de 24 anos, preveem a execução de obras e manutenção, com investimentos totais de R$ 4,4 bilhões.
A partir de agora se inicia um período de operação assistida. Só depois disso as companhias assumem as atividades.
O presidente da Sanepar destaca que nada muda para o paranaense, que seguirá sendo atendido nos mesmos moldes de sempre, com mesmo modelo tarifário atual e com relacionamento direto com a Sanepar, independentemente das PPPs.
Ainda não há cronograma estabelecido para a realização das obras nos municípios contemplados nas PPPs. Essas definições devem sair da construção conjunta de um Plano Diretor, a partir da formalização dos contratos.
Por Cristina Seciuk








