A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza o terceiro Dia D de imunização em um menos de dois meses. Essa ação segue orientação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação, lançada pelo Ministério da Saúde, e realiza em Curitiba o Dia D, no próximo sábado (20).
O objetivo é ampliar a cobertura vacinal para garantir que muitas doenças não tornem a circular no Brasil e também resgatar a atualização das vacinas.
Para o Dia D de Multivacinação, 19 unidades de saúde ficarão abertas das 9h às 17h. Crianças, adolescentes, adultos e idosos terão mais uma oportunidade para colocar a carteira vacinal em dia.
Os postos de saúde de Curitiba disponibilizam 19 tipos de vacinas. Segundo o diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Curitiba, Alcides Oliveira, entre os vírus que mais preocupam estão a poliomielite, que foi erradicada no Brasil na década de 70 e o sarampo, que voltou a apresentar surtos da doença no estado de São Paulo.
Curitiba, assim como várias cidades brasileiras, está com taxas de imunização de algumas doenças abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde. Na cidade o índice de vacinação para doenças como poliomielite e sarampo está em cerca de 80%, abaixo nos 95% recomendado pelos órgãos de saúde.
Ao contrário do que muitos podem pensar a campanha não é direcionada apenas para crianças, como afirma Alcides Oliveira.
Todas as vacinas do Dia D também são ofertadas continuamente nas 107 Unidades de Saúde da capital paranaense.
Entre os vacinas disponíveis estão: BCG, hepatite B, pentavalente, pólio, rotavírus, meningo C, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), varicela, hepatite A, dupla adulto, HPV, dTpa adulto, pneumo 10, pneumo 23, meningo ACWY e tríplice bacteriana. Todos esses imunizantes são aplicados conforme recomendação do Calendário Nacional de Vacinação.
A vacina contra a gripe, a influenza, está disponível para pessoas acima de 6 meses de idade que ainda não tomaram em 2022. O imunizante contra a Covid-19 está disponível para repescagem contínua para todos os públicos que já foram convocados, tanto para primeira e segunda dose quanto para as doses de reforço.
Além do Dia D de Multivacinação, na próxima semana, entre 22 e 26 de agoto, a Secretária de Saúde de Curitiba vai estender o horário da vacinação até as 21h em cinco unidades de saúde, que serão divulgadas em breve.