Em 2022, apenas um feriado prolongado fará parte do calendário nacional. Isso pode até deixar algumas pessoas tristes, mas, por outro lado, o comércio comemora. Após dois anos de recessão econômica por conta da pandemia da Covid-19, o próximo ano é visto como o da recuperação do setor.

Nos últimos meses, com o avanço da vacinação contra o novo coronavírus e as flexibilizações, o comércio paranaense já viu uma certa recuperação, mesmo que isso não supra os prejuízos causados durante todo o ano de 2020 e parte de 2021.

Por este motivo, a aposta está no ano de 2022, mesmo com inflação alta, juros altos e as eleições que podem mexer com a visão do empresário.

Para o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Camilo Turmina, o setor deve focar no consumidor e, por este motivo, promoções atrativas e benefícios devem ser a principal aposta.

Em 2022, dos nove feriados nacionais, apenas o que celebra a Paixão de Cristo, em abril, será prolongado, de sexta a domingo. Os demais, cairão, no meio de semana ou até mesmo nos finais de semana.

Os feriados nacionais não contabilizam pontos facultativos, como Carnaval, e também feriados municipais que variam conforme cada cidade.

Camilo Turmina ressalta que é preciso estar atento ao mercado e lembrar que a geração de empregos também é algo que anima o setor para o próximo ano.

Confira os feriados nacionais de 2022:

1º de janeiro (sábado): Confraternização Universal

15, 16 e 17 de abril (sexta a domingo): Paixão de Cristo é dia 15

21 de abril (quinta-feira): Tiradentes

1º de maio (domingo): Dia Mundial do Trabalho

7 de setembro (quarta-feira): Independência do Brasil

12 de outubro (quarta-feira): Nossa Senhora Aparecida

2 de novembro (quarta-feira): Finados

15 de novembro (terça-feira): Proclamação da República

25 de dezembro (domingo): Natal.