Erros na defesa em dois lances do primeiro tempo foram fatais neste domingo (4) para o Athletico, que foi batido pelo Grêmio, por 2 a 0, na Ligga Arena, com gols de Gustavo Martins e Monsalve, entre os 17 e os 20 minutos. Esta derrota quebrou uma boa sequência do rubro-negro, que acumulava quatro vitórias seguidas, incluindo também a Copa Sul-Americana e a Copa do Brasil.

Embora permaneça em oitavo lugar na Série A do Campeonato Brasileiro, o time do técnico uruguaio Martin Varini ficou mais distante do bloco de classificação para a Copa Libertadores da América. O São Paulo, que fecha este bloco porque é o sexto colocado, tem 35 pontos e o Athletico tem 28. O time paulista, porém, tem dois jogos a mais: 21 a 19. Já o Grêmio subiu da 16ª para a 14ª posição, com 21 pontos em 19 partidas.

O Tricolor começou o jogo sendo mais cauteloso, mas soube aproveitar as chances que teve. Aos 17 minutos, após cobrança de falta, Gustavo Martins cabeceou duas vezes para abrir o placar. Porém, o pior erro veio aos 20, quando Gamarra recuou para Linck, que se atrapalhou e viu Monsalve fazer o gol. E, por pouco, o Tricolor não fez o terceiro, com o mesmo Monsalve (o árbitro marcou falta em Gabriel no início da jogada). Abatido, o Furacão não criou chances claras de gol e foi para o intervalo vaiado por parte da torcida.

No 2º tempo, o técnico Martin Varini promoveu mudanças no Athletico na tentativa de reverter o placar. Mas não deu certo. Cuello e Pablo, dois dos atletas que entraram, produziram muito pouco no ataque, bem como Canobbio. Por outro lado, a defesa seguia sofrendo com sustos promovidos pelo Grêmio. Após cobrança de falta de Edenílson, aos 37, Du Queiroz chegou a marcar um gol, anulado pela arbitragem por toque na mão. No fim, com o placar definido, a partida ficou morna e decretou vitória justa da equipe visitante.

O Athletico volta a jogar pelo Brasileirão no domingo (11), em jogo contra o Internacional no Beira-Rio às 19h. Antes, porém, o Furacão busca confirmar a vaga nas quartas-de-final da Copa do Brasil, em jogo contra o Bragantino, fora de casa, na quarta-feira (7), às 19h. Na ida, vitória do rubro-negro por 2 a 0.