Com as altas temperaturas o número de banhistas começa a aumentar nas praias do Paraná. A tendência é de crescimento cada vez maior no número de turistas até a chegada do verão.

Para evitar acidentes dentro do mar, já foram abertos postos salva-vidas nas praias do Paraná, que devem funcionar todos os finais de semana. É o que ressalta o tenente do Corpo de Bombeiros no litoral, Lucas Schramm.

Mesmo com os atendimentos, alguns cuidados básicos por parte dos banhistas são importantes para não transformar o período de folga em dor de cabeça. Na manhã de terça (19) duas pessoas morreram após se afogarem em Guaratuba.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, ambas vítimas possuem aproximadamente 35 anos e foram resgatadas com parada cardiorrespiratória.

Por isso, antes de aproveitar a água, o tenente Lucas explica que os turistas devem procurar os salva-vidas para que informem os melhores locais para banho.

Outra preocupação é com as crianças menores, já que podem se perder e ainda não possuem noção da profundidade do mar. É necessário que os pais não se distanciem.

Além disso, é importante não ingerir bebidas alcoólicas antes de se banhar e observar as bandeiras de balneabilidade.

No caso de avistamento de alguma pessoa em situação de risco ou de afogamento, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo telefone 193.

Durante a última Operação Verão Paraná, no início do ano, os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros fizeram 1.284 salvamentos nas praias.

Apenas na última virada do ano, a cidade de Guaratuba recebeu entre 550 mil e 600 mil pessoas, segundo um levantamento inicial da Associação Comercial e Industrial de Guaratuba.