O Paraná conquistou neste sábado (17) o título de uma competição que reuniu quatro mil estudantes de 15 a 17 anos em Aracaju: os Jogos da Juventude, organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). A delegação paranaense obteve 37 medalhas de ouro. São Paulo ficou em segundo lugar, com 33.

No último dia de disputa, o Paraná venceu os dois torneios de basquete: no feminino, 61 a 60 contra São Paulo; no masculino, 67 a 55 em cima do Rio de Janeiro. No domingo anterior (11), a delegação paranaense já havia comemorado também as medalhas de ouro no vôlei feminino (3 a 0 contra o Rio de Janeiro) e masculino (3 a 1 diante de São Paulo).

Na natação se destacaram Ana Carolina Chellere, com seis medalhas de ouro e três de bronze, e Cauê Gluck, com três de ouro, duas de prata e duas de bronze.

No atletismo, Júlia Rocha Ribeiro ganhou as provas de 200m e 400m rasos, Paulo Henrique Romualdo foi o primeiro colocado nos 110m com barreiras e ambos venceram também a medalha de ouro no revezamento 4×400 misto, ao lado de Letícia Evelyn Lopes e Gabriel Barreto.

Outra medalha de ouro ficou com Natasha Cunha no badminton. E na ginástica artística o Paraná obteve fez dobradinha no pódio: Josiany Calixto foi a primeira na classificação geral e Laura Kreusch a segunda.

No total, a equipe campeã obteve 82 medalhas, sendo 37 de ouro, 18 de prata e 27 de bronze.