O trânsito em pontos do Contorno Leste está saturado, principalmente nos horários de pico, e os tombamentos de veículos de carga e colisões traseiras são os acidentes mais comuns no local. A avaliação é da Polícia Rodoviária Federal. Por se tratar de um trecho urbano, os acidentes com moto e os atropelamentos também são frequentes na região.

No sábado, quatro pessoas morreram após um caminhão atravessar o canteiro central e colidir frontalmente com um automóvel que trafegava no sentido Curitiba. O acidente foi na altura do 110 do Contorno Leste. Segundo o superintendente da PRF no Paraná, Fernando Oliveira, as colisões frontais como essa são raras porque, na maior parte do trecho, o canteiro central, que separa as vias com uma depressão, consegue impedir que os veículos cheguem a pista contrária.

O tacógrafo do caminhão que causou o acidente no sábado estava vencido. Com isso, a Polícia Rodoviária Federal não conseguiu apurar a que velocidade o caminhão trafegava e nem se o caminhoneiro tinha cumprido o descanso mínimo obrigatório. O tacógrafo é obrigatório em veículos de grande porte que rodam acima de 60 km/h. O aparelho registra a distância, a velocidade e o percurso. O objetivo é garantir a segurança do trânsito, indicando em fiscalizações se o motorista conduziu o veículo por muitas horas seguidas e o trajeto percorrido.

Em agosto, o Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR) e o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) fizeram uma fiscalização na região metropolitana de Curitiba e dos 50 veículos vistoriados, dez estavam com o tacógrafo irregular. Na época, o presidente do Ipem-PR, César Mello, disse que irregularidades no tacógrafo podem ser indicativos de que o veículo tenha outros problemas.

O Paraná conta com 78 postos de verificação de tacógrafos espalhados pelo Estado. Porém, o motorista pode fazer a inspeção em qualquer posto do País credenciado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

No acidente de sábado, o disco tacógrafo vencido foi recolhido pela Polícia Científica do Paraná, que vai fazer um laudo pericial para entender as causas que levaram o caminhão a invadir a contramão e ocasionar o acidente. Os veículos envolvidos estão em um pátio conveniado da PRF e a disposição da Polícia Científica para eventuais análises complementares. A Polícia Civil investiga o caso.

Testemunhas que tenham passado no Contorno Leste no momento do acidente podem mandar informações para a PRF.

O valor da multa por irregularidades no tacógrafo é calculado pelo departamento jurídico do Ipem-PR conforme cada caso, iniciando em 1500 reais e pode dobrar em caso de reincidência.