Os estudantes e funcionários do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do bairro Portão em Curitiba passaram por uma situação fora do habitual nesta terça-feira (02). Isso porque criminosos furtaram toda a fiação elétrica do prédio, que ficou sem luz durante todo o dia.

Por meio de nota a Secretaria Municipal da Educação (SME) informou que providenciou a reposição da fiação no CMEI Portão, para restabelecimento da energia por parte da Copel, o que aconteceu perto das 19h.

A pasta informou ainda que, anualmente, contabiliza gasto médio próximo a R$ 310 mil para recuperação de unidades da rede municipal de ensino que sofrem algum tipo de vandalismo. O valor inclui reposição de vidros, esquadrias, cabos, tubulações, grades, telhas, portas e serviços de pintura.

No caso dos CMEIS a Prefeitura informa que há um contrato com a empresa G5 para o serviço de monitoramento interno das unidades, nas áreas cobertas por sensores. A empresa que é responsável por repor itens furtados dentro dessas áreas monitoradas.

O executivo informou que a população que vive perto das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Curitiba pode contribuir para que as unidades educacionais estejam protegidas da ação de vândalos. Além do telefone 153 da Guarda, é possível ligar para a empresa G5, no telefone 3045 7940.

E não somente escolas e CMEIS são alvos de furto de cabos de luz. A Superintendência de Trânsito (Setran) registrou mais de 330 chamados por falhas na operação dos semáforos nos quatro primeiros meses deste ano. O diretor de Operação de Trânsito da Setran, Pedro Darci da Silva Júnior pede para que a população, assim que verificar alguma situação de semáforos desligados acione a Prefeitura pelo telefone 156.