O governador Ratinho Júnior (PSD) anunciou, nesta semana, o nome de Clemilda Santiago Neto para o cargo de diretora de Igualdade Racial, Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais da Secretaria da Mulher e Igualdade Racial. A nova pasta, instaurada no início do segundo mandato, irá atuar em prol de minorias no estado.

No Paraná, vivem cerca de 13,2 mil povos indígenas, sendo aproximadamente 70% o povo Kaingang, tronco linguístico Macro-Jê, e 30% o povo Guarani, tronco linguístico Tupi-Guarani. Há ainda famílias descendentes do povo Xetá, tronco linguístico Tupi-Guarani, e algumas do povo Xokleng, tronco-linguístico Macro-Jê, distribuídas em 23 terras indígenas e aldeias.

O nome de Clemilda surgiu a partir de uma indicação de Leandre Dal Ponte, a novo secretária da pasta. Nova no órgão, ela foi presidente do Conselho de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais do Paraná e participou do desenvolvimento de projetos implementados no estado em prol de indígenas e comunidades quilombolas.

Desde 2015, ela atua na Secretária de Estado de Educação como técnica pedagógica no Departamento da Diversidade e Direitos Humanos. Ela também já integrou o Núcleo de Estudos das Relações Étnico Raciais e da Afrodescendência (NEREA) e o Departamento de Ensino Médio na secretaria.

Com informações da assessoria