Uma cirurgia ortopédica que utiliza técnica com células-tronco para o tratamento de artrose foi realizada pela primeira vez no Paraná e deve se apresentar como mais uma alternativa no tratamento desse problema.

O coordenador da Ortopedia e Traumatologia do Hospital São Vicente e do Pronto atendimento ortopédico, Márcio Hiroaki Kume, explica que a técnica utiliza lasers para a coleta de tecidos ricos em células-tronco.

De acordo com o Ministério da Saúde, a artrite reumatoide é uma doença crônica das articulações (juntas). Essa inflamação é provocada por alterações no sistema de defesa do organismo. A tecnologia foi utilizada em uma paciente jovem, de 30 anos. Segundo o coordenador, este é um procedimento viável em casos que não há necessidade de próteses, por exemplo.

Os sintomas mais comuns são dor e inchaço nas articulações. As regiões mais atingidas costumam ser as mãos, pés, punhos, cotovelos, joelhos e tornozelos. Com a evolução da doença, a região inflamada fica mais rígida, causando dificuldade em movimentação. Por isso, a importância de um diagnóstico precoce.

Mesmo com a tecnologia, a ideia é que com o diagnóstico precoce permita que o paciente faça um tratamento por meio de medicamentos.