Cinco pessoas morreram e 81 ficaram feridas entre a quinta-feira (21) passada, feriado de Tiradentes, e este domingo (25), nas estradas federais que cortam o Paraná. Os números foram contabilizados na operação Tiradentes 2022 da Polícia Rodoviária Federal.

Nos quatro dias, houve 92 acidentes, o flagra de 143 motoristas em ultrapassagem proibida e em quase cem veículos (97) algum dos ocupantes não utilizava o cinto de segurança. Ainda de acordo com o balanço, 69 motoristas foram autuados por embriaguez e 11 acabaram detidos por crime de trânsito.

Na divulgação desta segunda-feira (25), a PRF faz um comparativo com o mesmo recorte de 2019, ano mais recente com similaridade entre os períodos e sem a incidência da pandemia. Conforme a corporação, os números foram superiores no feriado de Tiradentes daquele ano nos quesitos acidente, com 99 e feridos, com 113. Já o número de mortos no feriado de 2019 foi menor, com quatro ocorrências.

Já diante do feriado de Tiradentes de 2020, com pandemia, o número de mortos supera os dois recortes acima, com nove mortos. Número de acidentes, no entanto, foi menor, com 65, assim como de feridos, com 61 casos.
A PRF não informou os dados de 2021.

Por: redação com assessoria