As cidades do Litoral do Paraná registraram bastante chuva nesta quarta-feira (13). Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a precipitação chegou a 70,4 milímetros no dia em Antonina.
Outras cidades também tiveram volume pluviométrico considerável. Em Paranaguá, a precipitação chegou a 13,2 milímetros. Em Guaratuba, a chuva registrada chegou a 16,8 milímetros. No entanto, não foram registradas ocorrências.
No final de semana, os temporais na região causaram transtornos para os moradores. Mais de 8,7 mil pessoas foram afetadas, segundo a Defesa Civil. Em Guaratuba, um casal morreu após ter a casa invadida por conta da enxurrada, na área rural.
Na cidade, 3 mil pessoas foram afetadas, 25 casas danificadas e oito casas destruídas, conforme balanço da Defesa Civil. Em Antonina, 720 moradores foram afetados e 150 residências danificadas. Em Morretes, 2,5 mil pessoas tiveram prejuízos e 639 imóveis sofreram danos.
O balanço mais recente divulgado pela Defesa Civil, nesta quarta-feira (12), aponta ainda que, em Paranaguá, 2 mil pessoas chegaram a ser atingidas direta ou indiretamente pelos temporais do último final de semana. Ao todo, 100 moradores ficaram desalojados.
Para as próximas horas, o Simepar informou que um sistema frontal pelo Sul do Brasil deve favorecer chuva mais abrangente no Paraná, com a ocorrência de tempestades localizadas e chuva pontualmente intensa. Pode haver ventos fortes e até mesmo granizo em algumas cidades.
Além disso, as instabilidades devem ganhar força principalmente a partir da tarde. As temperaturas seguem elevadas no estado. A precipitação deve ser mais intensa entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, com volume que deve ultrapassar os 50 milímetros em alguns pontos.
Em Curitiba, a temperatura máxima a ser registrada deve chegar a 29ºC nesta quinta-feira (13); em Paranaguá, 32ºC; na cidade de Antonina, 32ºC; em Guaraqueçaba, 32ºc; na cidade de Matinhos, 31ºC; em Guaratuba, 31ºC; na cidade de Morretes, 31ºC; e em Pontal do Paraná, 32ºC.








