Pelo menos duas cidades do litoral paranaense já decidiram cancelar o carnaval de rua de 2022, por conta da pandemia da Covid-19. Mesmo com os números diminuindo, tanto em transmissão, quanto em mortes pela doença, a atenção se volta para as medidas de prevenção e o surgimento de novas variantes.

As prefeituras de Paranaguá e Antonina já cancelaram essas atividades com a justificativa de não ser possível manter um ambiente controlado em função da pandemia.

Em Guaratuba, as festas de réveillon estão confirmadas, mas uma reunião sobre fogos e trios elétricos será realizada nesta quinta-feira (9) para definição. Sobre a realização do carnaval a decisão, segundo a prefeitura, será tomada no final de janeiro.

A mesma informação foi repassada pela prefeitura de Pontal do Paraná com a confirmação do réveillon e a decisão sobre o carnaval será divulgada no final de janeiro.

Já Matinhos confirmou o carnaval de rua para o próximo ano. A programação terá início no dia 19 de fevereiro com o pré-carnaval. Os desfiles acontecem dias 26, 27 e 28. Ainda segundo a prefeitura, a programação de carnaval segue até o dia 5 de março, quando haverá um show de encerramento. Os eventos serão realizados no centro e nos balneários.

Em Guaraqueçaba, foram licitados fogos de artifício para o réveillon, mas a administração municipal disse que não vai se pronunciar sobre as festas e não divulgou uma decisão sobre o carnaval.

Mesmo com a possibilidade de não ter festa de réveillon e carnaval em algumas cidades, os comerciantes estão confiantes com a temporada de verão por dois fatores: a flexibilização de medidas e a não cobrança de pedágio na BR-277 que liga Curitiba ao litoral paranaense.

A Patrícia Gomes é gerente de uma loja de artigos para o verão, em Guaratuba. Ela diz que a expectativa é de uma temporada movimentada.

A CBN Curitiba entrou em contato com a prefeitura de Morretes e aguarda retorno.