Com a liberação parcial do trânsito da BR-277, o Governo do Estado envia nesta quinta-feira (1) insumos e medicamentos para abastecer hospitais e unidades de saúde do Litoral.

O caminhão com quase 900 volumes, com 42 itens, entre medicamentos, soro, material de primeiros socorros, desinfetante, máscaras e luvas, vai sair do Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar). Os insumos ficarão armazenados numa base logística da 1ª Regional de Saúde, em Paranaguá.

Uma operação conjunta da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil com a Secretaria de Saúde vai dar agilidade ao processo, já que o veículo será escoltado para chegar rapidamente ao local de armazenamento. Além da Saúde, a Defesa Civil Estadual também está em contato com a Ceasa para permitir o fornecimento de alimentos à região, se necessário. Da mesma forma, o abastecimento de combustíveis também está garantido.

A população foi afetada pelas chuvas intensas que atingem o Litoral e a Região Metropolitana de Curitiba desde a semana passada. Quedas de barreiras nas três principais rodovias que vão ao Litoral, incluindo o deslizamento na BR-376, impediam o tráfego até a região.

O governo do estado informou que a medida é preventiva e pretende assegurar um volume adicional de materiais, considerando a situação na região, integrada por sete municípios. Cerca de 100 cilindros de oxigênio também serão transportados pela Defesa Civil até Paranaguá para atender unidades que encontrem eventual limitação.

Em Pontal do Paraná, um dos municípios do litoral do estado, a maior dificuldade nestes dias foi com o desabastecimento de alguns itens da merenda escolar. Os estudantes de 23 escolas e Centros de educação da cidade quase ficaram sem o básico, segundo o prefeito Rudão Gimenes.

O prefeito relata que se a situação de quase isolamento se mantivesse por mais alguns dias o desabastecimento na cidade seria maior.

Segundo o governo do estado, para os pacientes que tenham alguma necessidade de deslocamento ou transferência, o serviço aeromédico também está em alerta total, tendo feito alguns deslocamentos nos últimos dois dias com pessoas que estavam internadas em Paranaguá. A Fundação Estatal de Atenção em Saúde (Funeas) também está direcionando uma carga extra de álcool em gel, medicamento, avental e outros utensílios para o Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá.

Em Guaratuba, famílias da área rural foram afetadas e passam por dificuldades. A Prefeitura da cidade abriu uma campanha de arrecadação de alimentos, material de limpeza e de água potável. Lurdes Monteiro, secretaria do bem-estar social do município, diz que também são necessárias doações de roupas, colchões e travesseiros.

As entregas podem ser feitas até esta sexta-feira (02) na Secretaria Municipal do Bem Estar e Promoção Social de Guaratuba, que fica na Av. 29 Abril, 802, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.