A Prefeitura de Matinhos, no litoral do Paraná, anunciou o cancelamento das festas de rua do carnaval de 2022 por conta do aumento no número de casos e mortes pela Covid-19.
Desde o início do ano, a cidade já registrou 1.062 casos da doença. O número é 3.600% maior do que o registrado em todo o mês de dezembro de 2021, quando foram confirmados 29 casos da Covid-19.
Segundo a prefeitura, ao invés das festas de carnaval, serão promovidas ações festivas quando a curva de casos do novo coronavírus reduzir e também no aniversário da cidade, em 12 de junho.
O diretor-geral de Assistência em Saúde de Matinhos, Cristiano Dal Forno, afirma que essa medida vai contribuir para a redução de procura por atendimento nos serviços de saúde.
Conforme a Prefeitura de Matinhos, não será levado nenhum trio elétrico para a cidade. Por outro lado, eventos festivos de iniciativa privada continuarão sendo permitidos.
A Prefeitura de Pontal do Paraná também negou a realização de eventos de carnaval na cidade. Conforme a administração municipal, a ideia é de promover o mínimo possível de eventos públicos.
O festival do caranguejo, por exemplo, que seria realizado na metade de janeiro, também foi cancelado e, por este motivo, não há nenhuma ação que prevê o carnaval na cidade.
Para Fátima Aguiar, presidente da ADETUR Litoral (Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável do Litoral), mesmo que esta seja a época com maior movimento no litoral para os comerciantes, é preciso criar alternativas para que as festividades sejam realizadas em outro momento.
Os demais municípios do litoral paranaense, Guaratuba, Morretes, Antonina, Paranaguá e Guaraqueçaba já haviam cancelado as festividades de carnaval anteriormente.
Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a 1ª Regional de Paranaguá, que engloba os sete municípios do litoral paranaense, já registrou 53.555 casos de Covid-19 e 1.187 mortes pela doença.