Se em Curitiba houve um aumento na procura por atendimento nas Unidades Básicas de Saúde e nas Unidades de Pronto Atendimento por pessoas com síndromes respiratórias, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) não é diferente.

Em Pinhais, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, nos últimos dias houve um aumento expressivo de pacientes com síndromes respiratórias em todas as Unidades de Saúde.

Nesses casos, de acordo com a secretária de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho, todos passam por testes rápidos para Covid-19 e, nos casos em que não é confirmada a infecção pelo novo coronavírus, o tratamento direcionado é para combater o vírus da Influenza (gripe).

Em Almirante Tamandaré, a Unidade de Pronto Atendimento 24h está priorizando o atendimento de pessoas que apresentem sintomas da gripe ou Covid-19. A orientação é que pessoas que procuram outros atendimentos não emergenciais aguardem e não compareçam na unidade para evitar que sejam contaminadas.

Segundo o diretor clínico da UPA 24h, Daniel Veloso, nos últimos dias a procura por atendimentos triplicou na unidade.

Em Colombo, a situação também é alarmante. O diretor de atenção à saúde, Fábio Rasmusen, conta que de uma semana para outra, a procura por atendimentos dobrou nas unidades de saúde.

O médico infectologista Francisco Beraldi de Magalhães ressalta que a manutenção das medidas de prevenção são ainda mais fundamentais neste momento.