Cidades paranaenses da região de divisa entre o Paraná e Santa Catarina registraram mais de 10 milímetros de chuvas nas últimas 24h, segundo o Simepar. Segundo a medição das estações de meteorologia Clevelândia, teve o maior registro com 15,8 mm, em seguida vem Francisco Beltrão com 12,6 mm, Palmas (14,2 mm) e Pato Branco (11,4 mm). Um alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê tempestades no Paraná.

O meteorologista do Simepar, Samuel Braun, pontua que há previsão de pancadas de chuva ainda para este sábado (18), instabilidade que deve se espalhar pelo estado, seguindo também para o leste.

O Inmet ressalta que há risco de tempestades com acumulados de chuva podem ficar entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia. Os ventos intensos variam entre 40 e 60 km/h e há risco de queda de granizo. Podem ocorrer estragos em plantações, corte de energia elétrica, queda de galhos e árvores e alagamentos. O alerta é válido para as regiões Oeste, Noroeste, Sudoeste, Sudeste, Centro e Centro-Sul do Paraná.

A orientação, em caso de emergência, para chuva ou frio, é acionar a Defesa Civil, no telefone 199. O Corpo de Bombeiros também pode ser acionado pelo telefone 193.