O município de Itaperuçu, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), decretou a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção em ambientes fechados. A medida vale a partir desta sexta-feira (3) e foi tomada pelo aumento no número de casos da Covid-19 na cidade.

Conforme o boletim diário da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa), em Itaperuçu já foram confirmados 4.961 casos da doença e 126 moradores da cidade morreram por complicações do vírus.

O secretário municipal de saúde da cidade, Claudinei Costa, frisou que a medida também foi adotada por conta do número de internamentos de pessoas infectadas pelo vírus.

O prefeito em exercício de Itaperuçu, Edilson Ruiz de Freitas, ressaltou a necessidade de as pessoas procurarem as unidades de saúde para se vacinarem contra a doença.

A CBN Curitiba fez um levantamento com cidades da Região Metropolitana de Curitiba que são limítrofes com a capital paranaense e, por enquanto, nenhuma delas prevê a adoção da obrigatoriedade de máscaras. No entanto, as prefeituras municipais ressaltam que, mesmo sem a obrigação do uso, o item é recomendado para locais fechados, com aglomeração e por pessoas com síndromes respiratórias.

A capital paranaense já havia feito um comunicado sobre a recomendação do uso de máscaras de proteção em ambientes fechados. No entanto, o comunicado não exige o uso, apenas o recomenda em razão do aumento no número de casos da Covid-19 na cidade.

Nesta quinta-feira (2), Curitiba contabilizava 11.535 casos ativos do novo coronavírus, ou seja, de pessoas infectadas e com potencial de transmissão.

A taxa de reprodução (Rt) da doença na cidade está em 1,18, o que indica aceleração do vírus. Além disso, todos os 15 leitos de UTI SUS preferenciais para doenças respiratórias estavam ocupados, sendo nove deles com pacientes da Covid-19.